top of page

Broa de fubá (ou, broa de "mi")

As festas juninas sempre me encantaram — fogueira, bandeirinhas, sanfona no ar. É nesse clima que essa broa ganha o palco: crocante por fora, cremosa e levemente aerada por dentro, com o perfume inconfundível do fubá.


Quem nasce em Minas sabe: broa de fubá não é só quitanda, é memória afetiva, é cheiro de forno a lenha e afeto que mora nas cozinhas da infância. Hoje, inspirada pela época do ano, compartilho uma receita que une o sabor rústico da nossa terra com a leveza e sofisticação da confeitaria clássica: a broa aerosa de fubá feita com massa choux.


A massa choux (ou pâte à choux) nasceu na França do século XVI, pelas mãos de um confeiteiro italiano chamado Panterelli, que servia na corte da rainha Catarina de Médici. Com o tempo, a receita foi aperfeiçoada, tornando-se base de clássicos como éclairs, profiteroles e gougères. O segredo da pâte à choux está em sua estrutura única, que não leva fermento químico. Em vez disso, ela utiliza o vapor gerado durante o cozimento no forno para crescer e inflar. A primeira etapa da massa — o cozimento da farinha (neste caso, trigo e fubá) com a gordura e o líquido — gelatiniza o amido, criando a base perfeita para receber os ovos. Estes, por sua vez, trazem emulsão, elasticidade e estrutura. Esse processo resulta em uma massa úmida, brilhante e macia, capaz de formar um interior levemente aerado


Esta receita rende cerca de 40 broas de cerca de 30g cada.

-500 mL de Leite integral

-200 g de Margarina (usei aquelas próprias de uso culinário, com 70% de gorduras)

-75 g de açúcar refinado

-1 pitada de sal


-200 g de Farinha de trigo

-100 g de Fubá mimoso

-6 Ovos

-erva-doce (opcional)

-mais um pouco de fubá mimoso para "empanar"


Em uma panela de fundo largo coloque o leite, a margarina, o açúcar e o sal e leve em fogo médio até ferver. Se gostar, adicione a erva-doce também. Ao levantar fervura, adicione a farinha de trigo com o fubá. Mexa bem e deixe cozinhar por aproximadamente 3-4 minutos. Leve para uma um bowl para resfriar. Sim, tem que esfriar! Não pule este processo sob risco de cozinhar os ovos na hora errada!

Quando a massa esfriar, leve para o bowl da batedeira e adicione os ovos um a um e continue batendo. Só adicione o próximo quando o outro já estiver incorporado. Bata bem. A massa fica meio mole mesmo! Preaqueça o forno a 170ºC. Coloque o fubá em uma tijelinha pequena, preferencialmente de bordas altas. Unte as mãos com um pouquinho de óleo. Faça bolinhas de cerca de 30g com a massa e coloque-a sobre o fubá. Dê umas giradinhas até que a bolinha fique coberta pelo fubá. Vá colocando as bolinhas na forma. Deixe espaço de uns 3 dedos entre elas. Faça isso com o restante da massa. Leve para assar por no mínimo 30min (se vc tirar antes elas irão murchar).


Essa broa é perfeita para o café da tarde, acompanhada de um bom café coado na hora. Ou para servir na sua festa de São João!

Posts recentes

Ver tudo
Bolo de fubá cremoso

Nem toda infância tem cheiro de bolo saindo do forno. Nem toda história começa com fogueira acesa e bandeirinhas no quintal. Mas a...

 
 
 

Comments


Post: Blog2_Post
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn

©2020 por Aventuras na cozinha da K. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page