top of page

🌶️ Chilli Beans à Moda da K: picância, afeto e alma tex-mex

Sabe aqueles pratos que abraçam a gente por dentro? O meu Chilli Beans é exatamente isso. Uma mistura intensa de sabores, com um toque defumado, colorido e cheio de personalidade — bem do jeitinho que eu gosto de cozinhar nos meus fins de semana criativos.


Essa receita nasceu do meu amor por pratos de alma quente, daqueles que aquecem até os dias mais cinzentos. Não é o chilli tradicional, é o MEU chilli: feito com feijão rojo (daqueles grandes, carnudos e macios), um mix de carnes bovina e suína que se desmancha no molho, pimentões coloridos pra dar brilho e doçura, páprica defumada pra trazer profundidade e, claro, uma pimentinha moída que chega devagar… e explode no final.


Ah! E o segredo? Alho e cebola confit, sempre. Eles entram com aquela base rica e caramelizada que perfuma a casa toda e transforma tudo o que toca.




O que tem no meu chilli (rende para 4 ou 5 pessoas)

-250g de feijão rojo (feijão vermelho dos grandes) cozido

-250g de carne bovina e suína moídas (usei fraldinha e um gomo de linguiça toscana)

-Pimentões vermelho, verde e amarelo cortados em cubinhos (uso um de cada, dos bem pequenos)

-Páprica defumada

-pimenta moída na hora

-Azeite (sem miserê)

-tomates pelados (1 lata) - não vale molho de tomate

-Alho e cebola confitados lentamente*

-Sal e amor (em quantidades generosas)


É um prato que gosto de servir com tortilhas crocantes ou até como recheio de tacos e burritos. Já testei com sour cream e guacamole do lado — ficou perfeito!


Essa é daquelas receitas que você pode ajustar conforme a sua inspiração (ou o que tiver na despensa). Mas eu recomendo fazer assim, do jeitinho que aprendi a amar. É uma explosão de sabor que me leva direto pra uma cozinha tex-mex... com alma brasileira.


Coloque o feijão de molho, por no minimo, 12h em geladeira.

No dia do preparo ou também no dia anterior, comece confitando* o alho e a cebola. Corte a cebola em quartos (sem casca) e meia cabeça de alho (com casca). Tempere com sal e pimenta. Embrulhe-as em papel aluminio e regue com bastaaaaaaaaaante azeite, fazendo uma trouxinha. Se você tiver um ramequim que possa ir ao forno ou mini cocotes, utilize-as. O segredo aqui é bastante azeite. Cozinhe em forno com a temperatura mais baixa que conseguir. Se você tiver um sous-vide, sele os ingredientes em um saquinho e deixe por aproximadamante 3h a 75ºC. No forno, demora uns 45min em temperatura mínima. Cozinhe o feijão em panela comum (1h) ou em panela de pressão por 25min. Reserve.

Em uma panela de fundo grosso (eu amo as panelas de ferro), coloque (apenas) o azeite que vc confitou os alhos e as cebolas, Coloque as carnes moídas e mantenha em temperatura alta. Não mexa para não gerar suco. Deixe secar bem, só depois mexa. Abra um buraco no centro e, se necessário, coloque mais um pouco do azeite. Coloque o feijão (apenas os grãos) cozidos e refogue mais um pouco. Adicione os pimentões picados. Coloque a lata de tomate pelado e aperte os tomates para desfazê-los. Coloque a páprica defumada, o sal e a pimenta. Vá adicionando o caldo do feijão até ficar uma mistura bem cremosa. Coloque os alhos confitados já fatiados finamente (descarte as cascas) e as cebolas em quadrados. Tampe, reduza o fogo e deixe o fogo fazer o trabalho dele. Mexa de vez em quando. Acerte o sal e pimenta, se necessário. Sirva em um bowl acompanhado de tortillas de milho (tipo Dippas, sem sabor) ou tortillas de trigo.



Ah, não se esqueça da piemnta jalapeño, que super combina com este prato!


E você? Já tem um chilli pra chamar de seu?

Posts recentes

Ver tudo
Bolo de fubá cremoso

Nem toda infância tem cheiro de bolo saindo do forno. Nem toda história começa com fogueira acesa e bandeirinhas no quintal. Mas a...

 
 
 

Comments


Post: Blog2_Post
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn

©2020 por Aventuras na cozinha da K. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page