Meu pão de calabresa (estilo da Pizzaria Bráz)
- karinaalfenas
- há 18 horas
- 3 min de leitura
Se você é do time que não resiste a um pão quentinho saindo do forno, imagine agora esse pão recheado com calabresa e aquele cheirinho que invade a casa toda… deu água na boca aí também?
Pois é, essa receita de pão de calabresa caseiro é simplesmente maravilhosa. Mas antes vou contar uma história — e já aviso: poderia ter virado um drama gastronômico internacional.
Há algum tempo, estava com vontade de um pão de calabresa. Pesquisei na internet e achei a receita no site "paorustico.com. Testei esse pão e foi um sucesso total. Minha irmã pediu a receita e então enviei o link para ela. Com isso, fiquei tranquila que era só acessar a página novamente e lá estaria ela! Até que… uma semana depois...(Sim, eu amei tanto que fui reproduzir novamente) A receita sumiu da internet. "This domain is parked". Fiquei em completo choque!
Acho que cliquei umas 100 vezes no link, tentei de tudo, procurei no Google, conversas de WhatsApp para ver se tinha um "print" e nada! Marido entrou no clima e começou a usar vários artifícios para tentar recuperar a página acessada.... Nada. Quase surtei. Já me imaginei ligando pra NASA pedindo ajuda pra recuperar o pão perdido no espaço virtual.
Mas depois de muito café (e talvez uma leve crise existencial), encontrei uma versão desta mesma receita em uma outra página (mas que pelo desepero saí logo printando os ingredientes e no print não saiu o nome da página que me salvou)! Quase chorei de emoção. Testei de novo e agora ela está aqui, prontinha para você, salva com carinho e protegida de qualquer novo apagão digital!
Uma receita de um pão de calabresa caseiro, fofinho por dentro, dourado por fora e com um recheio simplesmente viciante. Perfeito para um lanche da tarde, para acompanhar aquele vinho ou receber os amigos!
O melhor de tudo? A receita é fácil, com ingredientes acessíveis e passo a passo completo. Até quem nunca se aventurou na cozinha vai conseguir preparar esse pão como um verdadeiro mestre!

-10 g de fermento biológico seco (aqueles desidratados para fazer pão)
-20 mL de azeite de oliva
-1 colher (chá) de açúcar refinado
-420 g de farinha de trigo (usei a Rosa Branca comum)
-215 g de água mineral -1 colher de sal
-1 linguiça tipo calabresa (aquelas que a gente usa na feijoada) ralada
-100g (um pacotinho) de linguiça calabresa defumada fatiada (usei da marca Ceratti)
-orégano
-leite (apenas para pincelar na massa)
Eu faço na batedeira com o gancho, mas você pode fazer à mão também. No bowl da batedeira coloque a água, o fermento, o açúcar e o azeite. Ligue a batedeira em velocidade baixa e vá adiconando a farinha misturada com o sal aos poucos. Eu disse aos poucos!!! Você vai achar que a farinha não irá absorver, mas insista! Demora uns 10min este processo de ir adicionando farinha, misturando... mais farinha... mais farinha. Não adicione mais água e coloque toda a farinha. Confie no processo que dará certo.
Após isso, sove mais a massa até que ela se torne lisa. O processo todo dura uns 20 -25 minutos (na batedeira em velocidade baixa). À mão pode levar mais tempo.
Modele a massa (faça uma bola) e coloque em um lugar preferencialmente mais quentinho e sem corrente de ar. Cubra e deixe descansar até dobrar de volume. Enquanto isso, tire a pele da calabresa e rale em um ralo grosso. Pode triturar no mixer tb ou até mesmo cortar à faca, bem miudinho. Reserve. Depois que a massa dobrar de volume, transfira-a para uma bancada, divida em 2 partes e abra um disco com cada uma das partes, como se fosse um disco de pizza. Abra o mais fino que conseguir. Com os 2 discos abertos, divida as calabresas em partes iguais e comece com a fatiada. Disponha metade das fatias no disco 1, seguida pela calabresa ralada e salpique bastante orégano seco. Repita no outro disco. Enrole como se fosse um rocambole e disponha os rolinhos em uma forma previamente untada. Eu uso aquelas de furo no meio, mas tem que ser uma grande, pois a massa cresce bem. Pincele com o leite, cubra e deixe crescer novamente até dobrar de volume. O processo todo de fermentação dura umas 2h30 ou até mais, se estiver um dia frio. Depois de novamente crescido, faça cortes superficiais, pincele novamente o leite e leve para assar a 180ºC, preferencialmente na função Vapor (se o seu forno tiver). Se não, não tem problema. Asse até ficar com a crostinha dourada! Servir quentinho é um deleite!
