top of page

Pão de cebola

Aquela nuvem de aroma que invade a casa… Você sabe do que eu tô falando, né? É aquela sensação boa que começa na cozinha e espalha felicidade pelos cantos da casa... Nesta semana uma amiga contou com o maior sorriso que a vizinha tinha lhe dado um pão caseiro quentinho. E aí… pronto: a sementinha da vontade germinou no meu coração.

Eu amo pão de cebola. Acho que é um dos pães que melhor traduz aquele sentimento de “aconchego em forma de comida”. O cheirinho da cebola, misturado ao fermento, aquele perfume que parece contar histórias… É impossível ficar indiferente.

Pegar um pão ainda quentinho, desfiar com os dedos e sentir o vapor subindo… Isso é um pedacinho pequeno de felicidade. Porque alegria também mora no simples: no cheiro que abraça, na primeira mordida ainda morna com a manteiga derretendo, na conversa que flui mais leve ao redor da mesa.

Curiosidade gostosa:

Você sabia que pães caseiros eram praticamente moeda de amizade nas comunidades antigas? Fazer pão para alguém significava cuidado — tempo dedicado, paciência e carinho. Ninguém dava pão de presente sem um gesto de afeto embutido ali. Hoje, ainda que numa escala menor, essa tradição continua viva em cada fornada compartilhada.

Eu adptei um tiquinho a receita dA Casa Encantada. Rende um pão grande.

-1 ovo

-90 mL de óleo de milho ou outro neutro

-3g de sal

-6g de açúcar

-180 mL de água morna

-½ cebola grande ou 1 cebola pequena, cortada em 4

-7,5 g de fermento biológico seco ou um tabletinho (20g) de fermento biológico fresco

-500 g de farinha de trigo (aproximadamente)

-½ colher de sopa de orégano seco (≈ 2 g)







Comece untando e enfarinhando uma assadeira (daquelas de pão). No liquidificador ou processador, bata: óleo, ovo, sal, açúcar, água morna e cebola, até triturar bem.Transfira para uma tigela grande, acrescente o fermento e o orégano.Vá adicionando a farinha aos poucos, mexendo até a massa ganhar corpo.Quando pesar a colher, passe para a bancada enfarinhada e sove até ficar lisa e elástica.A quantidade de farinha pode variar conforme a cebola e a umidade do dia.O ponto ideal é uma massa macia, levemente grudenta, mas que se solta da mão.Volte a massa à tigela, cubra e deixe crescer por 40 minutos ou até dobrar de tamanho. Pese a massa e divida em 12 partes. Modele as bolinhas, coloque na assadeira, cubra com pano úmido e deixe crescer novamente (~40 min). Pincele um pouquinho de leite por cima e asse em forno pré-aquecido a 200 °C até dourar.

Comentários


Post: Blog2_Post
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn

©2020 por Aventuras na cozinha da K. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page