Massa é sempre bem-vinda em um jantarzinho com ele, não é mesmo? Esta receita é com muitos frutos do mar e aquele delicioso sabor inconfundível de uma boa moqueca. Uma massa diferente para "variar o cardápio" e super fácil de fazer!
Para 2 pessoas você vai precisar de:
200 g de macarrão calamarata (é em formato de um cano beeeem grosso, lembra anéis de lula... rss)
150 g de anel de lula
200 g de mexilhão meia casca
100 g de tentáculos de calamar
150g de camarão limpo
400 g de tomate sem pele (pode ser lata de tomate pelado)
30 ml de azeite de dendê
10 g de coentro fresco
1 pimentão vermelho
200 ml de leite de coco
10 g de alho
sal
azeite
pimenta dedo-de-moça
Como fazer:
Comece "despelando" o pimentão, para isso coloque o pimentão inteiro direto na chama do fogão. Com a ajuda de um pegador, vá virando o pimentão até que toda sua superfície fique queimada. Com ele ainda quente, coloque em um saco plástico e feche bem. Ele irá suar e a pele vai sair muito facilmente depois.
Coloque uma panela bem grande com 3 litros de água ao fogo alto (para fazer a massa).
Enquanto isso, pique o coentro e o alho e reserve. Corte a pimenta dedo de moça ao meio, raspe o centro com uma colher, para retirar as sementes e corte em cubinhos. Reserve.
Em uma frigideira grande e funda (tipo wok), aqueça um fio de azeite em fogo alto, por 1 minuto. Sele os camarões com anéis e os tentáculos de lula por 2 minutos, ou até que fiquem levemente dourados. Em seguida, retire-os da frigideira e reserve-os em um prato. DICA: Não deixe passar muito de 2 minutos para não ficar "borrachudo".
Retire o pimentão do saco plástico, corte ao meio e raspe a parte queimada (a pele) com a faca. Vai sair bem facilmente. Retire a parte branca de dentro (as veias) e sementes. Faça fatias finas do pimentão já limpo.
Quando a água da panela grande estiver fervendo, coloque sal, preferencialmente grosso e lembre-se: a água para cozinhar massa deve ser tão salgada quanto a água do mar. Coloque o macarrão para cozinhar por aprox 7 minutos, ou até ficar al dente (cozido, mas firme). Sugiro olhar o tempo indicado na embalagem e diminuir 2 minutos, pois ele será finalizado na frigideira.
Enquanto o macarrão cozinha, na mesma frigideira em que selou a lula e camarão, aqueça um fio de azeite de dendê e refogue o pimentão por 1 minuto. Adicione o alho picado e misture mais 1 minuto. Acrescente o tomate pelado e amasse os pedaços maiores com a colher ou um garfo. Deixe cozinhar por 5 minutos. Volte os frutos do mar para a frigideira, adicione o mexilhão, o leite de coco, o coentro picado (reservando um pouquinho para decoração) e tempere com sal e a pimenta dedo de moça, aos poucos. Deixe cozinhar por alguns minutos em fogo baixo.
Escorra o macarrão e coloque-o na frigideira do molho. Misture bem para incorporar tudo e se achar necessário acerte o sal de acordo com seu paladar. Teste novamente o ponto do macarrão e quando estiver al dente sirva em um prato fundo e salpique o restante do coentro por cima. Bom apetite!
Eu abri um vinho rosé para complementar e ficouum jantarzinho pra lá de especial! Transforma aquele quinta-feira sem graça em uma super quinta!
Comments