Aquele prato rápido, fácil e delicioso! Você precisa de poucos ingredientes, mas juntos (e de excelente qualidade) transformam um almoço simples em um momento de prazer!
O espaguete com vôngoles é um prato italiano muito popular em toda a Itália e também encanta a todos (como eu) que amam frutos do mar. O segredo é (sempre) bons ingredientes.
Ei sempre digo e repito: bons ingredientes têm muito mais chances de se tornarem bons pratos, mesmo que pouco elaborados, do que pratos elaborados com ingredientes não tão bons! E aqui não estamos falando de preço, mas sim, qualidade! Você pode fazer excelentes pratos a baixo custo, desde que estes ingredientes sejam de qualidade (não precisam ser caros)!
Para o espaguete ao vôngole eu gosto de usar os ingrediente frescos, o que inclui o vôngole "vivo" na sua concha. Você pode sim usar o vôngole já descascado e congelado, mas não é a mesma coisa, uma vez que o na concha, ao abrir, vai liberar seus sucos e deixar seu molho ainda mais rico em sabor!
Para 2 pessoas eu usei: - 200g de massa seca tipo spaghetti de excelente qualidade (usei o Dolce & Gabbana*)
- 650g de vongoles frescos (comprei de SC que felizmente entregam em Campinas em 1 dia útil)
- 200mL de vinho branco (usei chardonnay)
- 1 tomate holandês
- 1 pontinha da pimenta dedo-de-moça cortada em brunoise
- 2 dentes de alho laminados (bem fininho)
- azeite (de boa qualidade)
- sal (usei o Maldon)
- salsa fresca picada
Comecei colocando uma caçarola grande com 3 L de água para ferver enquanto picava os alhos, a pimenta e a salsa. Lavei os vôngoles em bastante água corrente e os deixei em um bolw com água salgada. Reservei.
Em uma frigideira (que tenha tampa), adicionei um fio beeeem generoso de azeite, a dedo-de-moça e os alhos picados. Deixei em fogo baixo até liberar bem os sabores. (Uma leeeeve dourada no alho já é suficiente.)
Enquanto isso a água da caçarola ferveu. Adicionei então sal (usei sal comum) e o espaguete. Como o que usei pedia 8 minutos, liguei o timmer em 7min (pq vou finalizar na frigideira).
Enquanto isso, na frigideira, adicionei o vinho e deixei reduzir. Adicionei então os vôngoles escorridos. Tampei e esperei alguns minutos até que os vôngoles abrissem. Retirei do caldo os vôngoles abertos e reservei. Mantive o caldo na frigideira. Os vôngoles que eventualmente não abrirem devem ser descartados.
Enquanto isso, o espaguete cozinhou pelos 7 minutos. Retirei o espaguete com um pegador e coloquei direto na frigideira com o caldo. Adicionei o tomate picado e os vôngoles que estavam reservados. Salteei bem para que o caldo incorporasse ao espaguete.(Caso necessário, adicione uma concha da água do cozimento da massa.) Adicionei a salsa picada, acertei o sal (usei o Maldon) e servi. Decorei com algumas raminhos de salsa.
*a massa D&G é realmente boa e custa pouco. Não é tão fácil de encontrar, mas quando encontrar, vale a pena comprar. Aqui em Campinas/SP sé encontro no Pão de Açucar e alguns empórios.
Tradicionalmente não se usa queijo ralado em pratos com frutos do mar. Eu não uso, mas se você gostar, pode adicionar. O importante é que você fique feliz!
Comments