top of page

🍌 Bolo de Banana do Chef (com um tiquinho de K)

Imagine um bolo de banana que não tem pressa. Ele quer amadurecer, caramelizar devagar, liberar todo o perfume doce e tímido da fruta, e então... virar poesia no forno. Essa receita do chef confeiteiro Pedro Frade, com uma pitadinha de ousadia da minha parte, é daquelas que merecem um canto especial no seu caderno de afetos (e no seu estômago também).


ree

Rende 1 bolo médio ou 12 porções individuais -400g de açúcar (refinado ou, para os rebeldes, metade demerara)

-250g de farinha de trigo

-3g de bicarbonato de sódio

-2g de noz-moscada ralada na hora (nada de pó velho do armário!)

-5g de sal (sim, o sal é o maestro dos sabores)

-5g de fermento químico

-150g de ovos (são uns 3 ovos médios, mas pese se quiser precisão de confeiteiro chique)

-400g de banana bem madura amassada (aquelas que ninguém mais queria, eu quero!)

-200g de manteiga sem sal derretida (porque o bolo não é lugar de miséria) -1 lata de leite condensado cozido na pressão (opcional) -canela em pó (opcional)


Pré-aqueça o forno a 180°C e unte a forma escolhida com manteiga ou desmoldante (eu escolho o desmoldante por ser beeeeeem mais prático). Se for usar forminhas individuais de papel, não precisa untar.


Em uma tigela grande, pese e misture todos os ingredientes secos: farinha, bicarbonato, fermento, noz-moscada, sal e açúcar. Faça como quem começa uma boa conversa: envolva tudo, mas sem pressa.

Em outra tigela (ou na batedeira) bata os ovos com a banana amassada até ficar uma mistura cremosa e bem dourada (sim, parece comida de bebê gourmet).

Junte os secos aos molhados e misture delicadamente, como se estivesse embalando um segredo. Adicione a manteiga derretida por último, envolvendo bem até formar uma massa homogênea.


Despeje na forma (ou nas forminhas) e leve ao forno por 40 a 50 minutos, ou até o perfume invadir a cozinha e o palito sair limpo. Espere esfriar (pelo menos um pouco!) antes de desenformar. Sirva puro, com café, ou com uma bola de sorvete de creme e uma colherada de doce de leite, se o dia pedir um abraço extra.


✨ Notas da K

Quer um toque ousado? Adicione 100g de nozes pecan tostadas na massa ou um fio de rum escuro junto às bananas.

Essa receita aceita bem formas individuais (como estas que eu usei).

Agora o segredo: eu servi esse bolo com doce de leite feito em casa, daquele tipo leite condensado cozido na pressão por 35 minutos, em ponto de bico. Para mim, é o melhor doce de leite que existe — textura cremosa, brilho de promessa e sabor que gruda na alma.


Fica também incrível no dia seguinte, levemente aquecido.

Posts recentes

Ver tudo
Bolo de damascos e água de rosas

Um bolo que nasceu numa tarde tranquila, entre o aroma doce dos damascos hidratados e um delicado toque de água de rosas. Com textura...

 
 
 

Comentários


Post: Blog2_Post
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn

©2020 por Aventuras na cozinha da K. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page