top of page

Broa de fubá (ou, broa de "mi")

As festas juninas sempre me encantaram — fogueira, bandeirinhas, sanfona no ar. É nesse clima que essa broa ganha o palco: crocante por fora, cremosa e levemente aerada por dentro, com o perfume inconfundível do fubá.


Quem nasce em Minas sabe: broa de fubá não é só quitanda, é memória afetiva, é cheiro de forno a lenha e afeto que mora nas cozinhas da infância. Hoje, inspirada pela época do ano, compartilho uma receita que une o sabor rústico da nossa terra com a leveza e sofisticação da confeitaria clássica: a broa aerosa de fubá feita com massa choux.


A massa choux (ou pâte à choux) nasceu na França do século XVI, pelas mãos de um confeiteiro italiano chamado Panterelli, que servia na corte da rainha Catarina de Médici. Com o tempo, a receita foi aperfeiçoada, tornando-se base de clássicos como éclairs, profiteroles e gougères. O segredo da pâte à choux está em sua estrutura única, que não leva fermento químico. Em vez disso, ela utiliza o vapor gerado durante o cozimento no forno para crescer e inflar. A primeira etapa da massa — o cozimento da farinha (neste caso, trigo e fubá) com a gordura e o líquido — gelatiniza o amido, criando a base perfeita para receber os ovos. Estes, por sua vez, trazem emulsão, elasticidade e estrutura. Esse processo resulta em uma massa úmida, brilhante e macia, capaz de formar um interior levemente aerado


Esta receita rende cerca de 40 broas de cerca de 30g cada.

ree

-500 mL de Leite integral

-200 g de Margarina (usei aquelas próprias de uso culinário, com 70% de gorduras)

-75 g de açúcar refinado

-1 pitada de sal


-200 g de Farinha de trigo

-100 g de Fubá mimoso

-6 Ovos

-erva-doce (opcional)

-mais um pouco de fubá mimoso para "empanar"


Em uma panela de fundo largo coloque o leite, a margarina, o açúcar e o sal e leve em fogo médio até ferver. Se gostar, adicione a erva-doce também. Ao levantar fervura, adicione a farinha de trigo com o fubá. Mexa bem e deixe cozinhar por aproximadamente 3-4 minutos. Leve para uma um bowl para resfriar. Sim, tem que esfriar! Não pule este processo sob risco de cozinhar os ovos na hora errada!

Quando a massa esfriar, leve para o bowl da batedeira e adicione os ovos um a um e continue batendo. Só adicione o próximo quando o outro já estiver incorporado. Bata bem. A massa fica meio mole mesmo! Preaqueça o forno a 170ºC. Coloque o fubá em uma tijelinha pequena, preferencialmente de bordas altas. Unte as mãos com um pouquinho de óleo. Faça bolinhas de cerca de 30g com a massa e coloque-a sobre o fubá. Dê umas giradinhas até que a bolinha fique coberta pelo fubá. Vá colocando as bolinhas na forma. Deixe espaço de uns 3 dedos entre elas. Faça isso com o restante da massa. Leve para assar por no mínimo 30min (se vc tirar antes elas irão murchar).


Essa broa é perfeita para o café da tarde, acompanhada de um bom café coado na hora. Ou para servir na sua festa de São João!

Posts recentes

Ver tudo
Bolo de damascos e água de rosas

Um bolo que nasceu numa tarde tranquila, entre o aroma doce dos damascos hidratados e um delicado toque de água de rosas. Com textura...

 
 
 

Comentários


Post: Blog2_Post
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn

©2020 por Aventuras na cozinha da K. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page